ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E AGRÍCOLA DE PARANAGUÁ
Outubro Rosa



Todos os anos o
“Movimento Outubro Rosa” ganha força e visibilidade na luta contra o câncer de mama em todo o mundo. Para tanto, as ações para o Outubro Rosa nas empresas aumentam, com mensagens, homenagens e ideias de endomarketing criativas, com resultados cada vez melhores.

O Movimento surgiu nos anos 90 nos EUA e ganhou o mundo inteiro com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção através do diagnóstico precoce do câncer de mama.

E as empresas têm um papel tão importante quanto os setores de saúde nesta luta, pois realizando essa campanha no ambiente de trabalho, a lembrança da prevenção estará na rotina das pessoas, já que passamos a maior parte do tempo na organização.

A doença é o tipo de câncer mais comum entre o sexo feminino e a segunda doença mais incidente entre as mulheres. Apesar disso, e de ser a primeira causa na taxa de mortalidade em mulheres no mundo, os índices de cura giram em torno de 95%, desde que descoberto precocemente.

Por isso que o movimento é tão importante e deve ser cada vez mais difundido e adotado também pelas empresas.

E como estamos no mês de Outubro, preparamos algumas ideias de ações criativas para promover a conscientização no ambiente corporativo.

Outubro Rosa nas Empresas

Para promover a conscientização e lembrar os colaboradores da importância do cuidado com a saúde, simples atividades já fazem a diferença. E para que toda a empresa entre no clima da conscientização do Outubro Rosa, você pode aplicar várias ideias. Veja algumas sugestões:

Você pode definir no “casual day” que todos venham trabalhar com alguma peça de roupa ou acessório rosa. Com essa ação, os colaboradores serão impactados visualmente, o que reitera a importância da campanha.

Outra ação que pode ser realizada facilmente é a entrega de um laço rosa para ser utilizado preso à roupa de cada colaborador durante o mês de Outubro.
 

Decorar a empresa também é uma forma simples de engajar os colaboradores com a campanha. É possível utilizar balões rosa e cartazes na recepção e murais, ou ainda colocar laços rosa nos monitores e distribuir flyers com informações sobre sintomas e como realizar o autoexame.

Evento Interno

Um evento interno sempre é uma ótima forma de promover alguma campanha ou ação entre os colaboradores, pois quebra a rotina de trabalho, movimenta os funcionários e muda o foco do dia para o que está acontecendo no evento.

Confira algumas sugestões para realizar um evento alusivo ao Outubro Rosa:

Para que além de refletir e falar sobre o assunto os colaboradores possam aprender ainda mais, convide um profissional para palestrar, ou ainda uma médica para explicar sobre os sintomas e ensinar a fazer o autoexame.

Outra opção de evento é realizar uma tarde de relaxamento, com músicas e massagistas, por exemplo. O estresse é um problema comum na atualidade e segundo especialistas pode agravar problemas por baixar a imunidade.

Para alcançar ainda mais pessoas com as ações para o Outubro Rosa na Empresa e promover uma maior discussão sobre o assunto e conhecimento, é possível convidar familiares para participar dos eventos. Assim, além de engajar a família dos funcionários com a empresa, a conscientização é maior.

 

Outubro Rosa Social

Uma forma ainda mais impactante e gratificante de evidenciar a importância da campanha é através de ações sociais, promovendo doações à instituições que existem para ajudar esta causa.

Uma ação que pode causar um grande impacto é convidar aquelas profissionais que têm cabelos longos e gostariam de doá-los para a confecção de perucas. Realizar um evento especial para que isso aconteça na própria empresa, convidando cabeleireiros e realizando a doação em conjunto vai promover um sentimento coletivo de dever cumprido. Outra possibilidade é arrecadar dinheiro para doações ou compra de lenços para doar à alguma instituição.

Se sua empresa quer fazer doações com mais diversão, como por exemplo promover um bingo em que o valor arrecadado será doado a uma instituição que contribui para causas relacionadas ao câncer

Histórias Inspiradoras

Divulgue nas telas, histórias inspiradoras de mulheres que venceram o câncer de mama e promova a compreensão de que a prevenção é a melhor opção e que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.

Conscientização e Prevenção

Divulgue os sintomas e formas de prevenção como o autoexame, por exemplo, dados e cuidados importantes com a saúde que podem ajudar a prevenir ou evitar a própria doença ou o agravamento.

Distribua folhetos de ONGs com informações sobre a prevenção do câncer de mama para todos os funcionários. Os folhetos fornecem informações sobre os números do câncer no Brasil, a importância do diagnóstico precoce e o exame de toque. Pois boa parte dos diagnósticos são detectados no exame de toque, principalmente para mulheres com menos de 40 anos, que ainda não fazem a mamografia periodicamente.

 

A empresa pode fazer sorteios, premiar ou comprar livros para todos os funcionários. Existem vários livros relacionados ao outubro rosa que são muito interessantes para qualquer pessoa.

Existem livros de depoimentos de pessoas que tiveram câncer que inspiram a superação de qualquer tipo de problema como por exemplo:

Vivificar, superando o imponderável; Viviane Ferreira – Durante a quimioterapia do segundo câncer, Viviane sentiu a necessidade de colocar seus sentimentos no papel, como parte da sua cura. Aos poucos, percebeu que suas experiências de vida eram muito amplas, cheias de dificuldades e poderiam ajudar outras pessoas. O livro ressalta também a importância de fazer uma faxina emocional periódica, para abrir espaço aos sentimentos saudáveis alcançando uma vida plena.

Anticâncer: Prevenir e vencer usando nossas defesas naturais; de David Servan-Schreiber – neste livro o autor, que é médico neuropesquisador, traz o resultado das pesquisas que realizou para previnir o câncer com a alimentação, atividade física e equilíbrio emocional. É interessante para qualquer pessoa que queira aprender sobre estilo de vida saudável.

Quimioterapia & Beleza; de Flavia Flores – A obra reúne dicas de uma ex-modelo para superar o câncer e manter a saúde, a sensualidade e o alto astral durante o tratamento.

Força na Peruca: Tragédias & Comédias de um câncer; de Mirela Janotti – A autora desse livro descobriu que estava com câncer. Mas durante o tratamento tentou levar uma vida normal nunca se sentindo como doente e divide suas histórias nesse livro.

 

Valorize os funcionários que já tiveram câncer

Se na sua empresa tem um colaborador que já teve câncer, convide-o para compartilhar sua história e o que a experiência do tratamento trouxe de melhoria para seu dia a dia. A experiência de pessoas que tiveram câncer é valiosa e pode ser valorizada na sua empresa.

Quando uma pessoa tem câncer, ela passa a enxergar problemas com outros olhos. O que era um problema antes, deixa de ser diante de uma situação mais grave. Podendo contribuir muito para enxergar os problemas do dia a dia da empresa de outra maneira, eles deixam de ser problemas para se tornarem uma situação à espera de solução. 

Espero que tenha gostado das ideias e que a sua campanha seja um sucesso, alcançando muitas pessoas e promovendo a conscientização desse movimento tão importante.



(41) 3038-8500



Rua Rodrigues Alves, 621
Paranaguá - Paraná
Cep : 83.203-170