Quarta-feira, 17 de Outubro de 2018

OUTUBRO ROSA: Secretaria de Saúde e ACIAP realizam evento voltado às colaboradoras do comércio dia 25

Secretário Paulo Henrique e presidente do Conselho da Mulher Executiva, Jaqueline Guimbala, discutiram detalhes da ação que terá como público-alvo colaboradoras de empresas associadas. Centro de Referência da Saúde da Mulher e Núcleo de Prevenção à Violência, Promoção da Saúde e Cultura da Paz também participarão.
O secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira, recebeu nesta terça-feira (16) a presidente do Conselho da Mulher Executiva da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (ACIAP), Jaqueline Guimbala. Objetivo foi discutir a realização de evento em apoio à campanha Outubro Rosa para conscientizar mulheres colaboradoras de empresas associadas à entidade no dia 25 deste mês (próxima quinta-feira), a partir das 18h, no auditório da entidade.

Na oportunidade o secretário recebeu ainda um ofício do recém-empossado presidente da Aciap, Eloir Martins, solicitando a ação preventiva para que as colaboradoras se conscientizem da importância de realizar mamografia e exame preventivo, para obter o diagnóstico precoce do câncer de mama e no colo de útero. E ainda, para alertar e prevenir a violência contra a mulher, já que foi solicitada a participação da coordenadora do Núcleo de Prevenção à Violência, Promoção da Saúde e Cultura da Paz, Helenize Zanon. Outra entidade solicitada foi o Centro de Referência de Saúde da Mulher, que tem como responsável a enfermeira Luciane Tavares.

“Daremos todo o suporte necessário para que este evento que a ACIAP propõe seja um grande sucesso. Agradecemos pela oportunidade que está sendo gerada para levarmos informação às mulheres de Paranaguá. Durante todo o mês de outubro intensificamos o trabalho de informar e orientar nossa população feminina sobre a importância de fazer os exames de mamografia e preventivo do câncer do colo de útero”, ressaltou o secretário Paulo Henrique de Oliveira.

“Vamos realizar o convite para as diversas colaboradoras das empresas associadas à ACIAP, sobretudo as que trabalham na região central. Esperamos um bom público, já que escolhemos 18h por ser saída da maioria das lojas. O Conselho da Mulher Executiva, na gestão do nosso presidente Eloir Martins, quer fazer a diferença, engajando-se com causas importantes de nossa cidade e que beneficiam nossas mulheres”, salientou Jaqueline Guimbala.

“A iniciativa tem por objetivo estimular as colaboradoras das empresas associadas na participação e no compartilhamento das informações, para aumentar o acesso a diagnósticos precoces e diminuir a mortalidade. Igualmente, aproveitar o momento para alertar e prevenir a violência contra a mulher, esclarecer medidas protetivas, com vistas ao acesso antecipado às orientações de proteção e assistência adequadas”, argumentou o presidente da Aciap, em documento encaminhado ao secretário Paulo Henrique de Oliveira.

Fonte: Site da Prefeitura de Paranaguá