Quinta-feira, 12 de Março de 2020

Momento empresarial

O idealizador do evento professor MSc Ricardo Skiba apresentou o Festival na ultima reunião de diretoria da ACIAP, na terça feira passada, tendo ao lado o presidente Eloir Martins e os diretores Marcos Andrade e Luiz Grani

Projeto “Pint of Sciense”, o maior festival de divulgação científica do mundo
E na reunião de terça-feira que passou (dia 10), da diretoria da ACIAP (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá), foi recebido pelo presidente Eloir Martins, o professor MSc. Gabriel Skiba, que foi apresentar o projeto “Pint of Sciense”, o maior festival de divulgação científica do mundo, programado para acontecer em maio dos dias 11 a 13, e que este ano terá Paranaguá, como uma das cidades sede, tal sua importância (serão 184 cidades em todo País).

Este festival é uma oportunidade para que os cientistas apresentem temas científicos, em locais diferentes dos usuais para estudo, e são utilizados bares, restaurantes e cafés de diversas cidades do mundo todo, sendo o público eclético pelos temas que serão apresentados com suas explicações científicas.

Em Paranaguá atuaram como ponto de apresentação os endereços Resort Grajagan, Rippas, Nhack, O Itiberê, Recanto do Itiberê, Toca do Barril e Hangar. O Pint of Science Brasil é realizado por voluntários que dedicam tempo na organização do festival e ao apoio das empresas e entidades parceiras que acreditam na iniciativa.

Faça download da apresentação clicando aqui

Serão 21 cientistas de nome internacional e nacional que apresentarão  entre outros temas, astronomia, terceira idade, mulheres na ciência, arqueologia, alimentação saudável, pesticidas e armas químicas, enriquecimentio de urânio, musica, mobilidade urbana, a ciência do jogo de poker, cerveja artesanal..., sendo esperado cerca  de 3000 participantes.

Segundo o professor MSc. Gabriel Skiba, o idealiazdor do evento em Paranaguá “É um festival parecido com os de música, quando acontecem shows em diferentes palcos ao mesmo tempo, lúdico, onde os holofotes são para os pesquisadores”. Lembrando que cada cientista tem 45m para falar a sua platéia, apresentando a sua pesuisa de maneira bem didática, de forma a despertar a curiosidade e promovendo interação, .

Apoiam ao evento a Prefeitura de Paranagua, Secretaria Municipal de Cultura, ATG Transportes, Resort Granjagan, Off – Filmagens e fotografias, Restaurante Villa Morretes, Resort Hakuna Matata, Universidades (USP,  UFPR, UTFPR, UNESPAR, IFPR, UP), além dos bares citados acima. Nos próximos dias deverão ser divulgados as empresas que ajudarão na realização do evento.