ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E AGRÍCOLA DE PARANAGUÁ
Quinta-feira, 19 de Novembro de 2020


Setor segue confiante nas vendas de fim de ano


Comércio local..


Anwar Hamud Presidente da Câmara do Comércio Varejista da ACIAP

Expectativa é de melhora em comparação aos meses anteriores
Olho: Movimento deverá crescer com a proximidade das festas de fim de ano

Faltando pouco mais de um mês para o Natal, o comércio de Paranaguá já começou a se preparar para as vendas de fim de ano. Muitas lojas já exibem artigos natalinos nos enfeites das vitrines e também produtos para venda.

A estimativa é que, mesmo diante da pandemia, seja registrado um pequeno aumento nas vendas em relação aos meses anteriores deste ano.

De acordo com o diretor da Câmara do Comércio Varejista e SPC da Aciap, Anwar Hamud, o comércio está otimista por ser uma das principais datas para o setor. “Estamos otimistas com as vendas de fim de ano, principalmente no Natal, que é considerada uma das dadas mais significativas para o comércio. E este ano as datas comemorativas se tornaram muito mais relevantes para o comerciante, tendo em vista a pandemia e a crise que ela acabou ocasionando, então vejo que estas datas se tornam muito mais relevantes”, destaca Hamud, enfatizando que acredita que as datas especiais também serão significativas no próximo ano para as vendas. “Todas as datas comemorativas, sem exceção, terão um apelo muito forte, não só nesta reta final, como a Black Friday e Natal, mas todas como o Dia das Mães, Dia das Crianças, dos Pais e Namorados, são datas que já possuem um apelo comercial, e no ano que vem devem ser bem marcadas”, completa.

O comércio, de um modo geral, aguarda um movimento positivo. “No ano passado, não tivemos este reflexo da pandemia, então o comerciante está esperando um movimento positivo, devido às restrições impostas pela pandemia, nos últimos meses. O Natal é uma data esperada por todos e trabalhada totalmente diferente dos outros meses, e o comerciante está otimista, dentro de todos os seguimentos de nossa cidade, não só o comércio varejista, mas toda uma gama de comerciantes. Mas por outro lado, também existe a preocupação com a pandemia e suas possíveis consequências”, enfatiza.

Neste momento, vale ressaltar a importância de prestigiar o comércio local. “O consumidor deve apoiar e valorizar o comércio local, aquele comerciante que gera emprego e renda e contribui para levar alimento para a casa de muitos trabalhadores parnanguaras. O que a gente não fala, muitas vezes, é que aquele consumidor que compra no comércio parnanguara está contribuindo para o sustento não só dos comerciantes, mas de muitos trabalhadores também, e que essa geração de emprego ou falta de vagas, em muitas situações, acontece pela falta de consumo local, não valoriza todo o comércio local, seja ela no centro, nos bairros, empresas locais. Ao valorizar o comércio local você também está contribuindo para a economia da cidade, e isso passa muito por valorizarmos e apoiarmos o que é nosso”, comenta Hamud.

Para o presidente do Sindilojas, Said Kaled Omar, as vendas, em comparação aos meses anteriores deste ano, devem aumentar em torno de 10% no mês de dezembro. “Este ano devido à pandemia da Covid-19, tivemos oscilações nas vendas, mas em relação ao mês de dezembro a expectativa nas vendas em relação aos meses anteriores de 2020, é um crescimento em torno de 10%. Acredito que, no geral, teremos os mesmos percentuais nas vendas, se comparar ao ano passado devido à pandemia, mas torcemos e estamos confiantes em que melhore no decorrer das próximas semanas”, analisa o presidente.



Outras Notícias


Voltar ao topo Voltar ao topo
(41) 3038-8500



Rua Rodrigues Alves, 621
Paranaguá - Paraná
Cep : 83.203-170