ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E AGRÍCOLA DE PARANAGUÁ
Quinta-feira, 31 de Março de 2022


Mulheres empreendedoras de Paranaguá se reúnem em evento na Aciap










Na noite de quarta-feira, 30, aconteceu um encontro de mulheres empreendedoras na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap) com o objetivo de trocar ideias, experiências pessoais e profissionais, além de promover um momento de companheirismo.



O evento marca o encerramento das atividades alusivas ao mês da mulher e foi promovido pelo Conselho da Mulher Executiva da Aciap e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).



A palestrante Andréa Montrucchio, da cidade de Curitiba, é consultora do Sebrae e trouxe algumas reflexões acerca do tema: "Empreendedorismo com Propósito – Atitudes que fazem a diferença". Segundo ela, a ideia é debater com as empresárias qual é o propósito do seu negócio. “As reflexões foram geradas através das atitudes que toda empreendedora deve ter, qual é o propósito do seu negócio, o porquê que elas hoje são empreendedoras, qual o objetivo que elas têm para a sociedade. Toda mulher é empreendedora/líder de si, muitas vezes um lado que pode estar adormecido, um lado que ainda não foi descoberto e que também pode potencializar ainda mais. Que esses resultados possam gerar mais ganhos para a sociedade e para outras mulheres que estão envolvidas e a nossa ideia é entender que sozinhas elas podem trabalhar de uma forma efetiva, mas se elas estão em conjunto com mais mulheres, elas podem ganhar muito mais força e irão muito mais longe”, comentou.



Cerca de 40 mulheres empresárias buscaram compartilhar experiências e firmar parcerias para o fortalecimento do empreendedorismo na cidade de Paranaguá.



A presidente do Conselho da Mulher Executiva da Aciap, Jacqueline Guimbala, uma das organizadoras do evento, enalteceu a força da mulher empreendedora e destacou a finalidade do evento. “Nos reunimos para celebrar o mês dedicado às comemorações alusivas ao Dia Internacional Mulher, 8 de março, data instituída pela ONU, marcando a luta feminina por igualdade de direitos. Desde então, conhecemos na história, muitas mulheres inspiradoras, que enfrentaram dificuldades e mostraram ao mundo o poder feminino de transformar a sociedade. Iniciamos uma nova fase, pós-pandemia, onde fortaleceremos e expandiremos nossa atuação com o segmento empresarial de forma ampla e sustentável”, destacou.



“Nossa finalidade maior é conectar, reunir e unir mulheres líderes, fomentar e fortalecer os negócios na nossa região, na contínua valorização da mulher. Neste ano, o Conselho da Mulher Executiva completa 31 anos de atividades e muito temos que nos orgulhar, pelos avanços que as mulheres deram à frente de suas empresas, assumindo cargos importantes de gestão na sociedade por sua capacidade técnica e dinamismo”, completou.



De acordo com Catiane dos Santos, consultora de negócios do Sebrae PR no litoral do Paraná, outros encontros deverão acontecer a cada 15 dias para manter o grupo conectado e conversar, de forma descontraída, sobre negócios. “Nós buscamos transmitir para essas mulheres a importância de nós trabalharmos de forma associativistas, de sermos cooperativistas, que a gente possa fazer o uso daquela frase ‘Juntos Fomos Fortes’, mas para isso precisamos trabalhar efetivamente juntos. Então, nós queremos trabalhar com as mulheres e propor uma caminhada. A grande ideia do evento é gerar relacionamento, vamos provocar alguns temas para termos encontros quinzenais, esperamos que essas mulheres possam aderir”, explicou.



Após a palestra interativa, a organização do evento realizou homenagens às mulheres participantes deste primeiro encontro, enaltecendo as qualidades de cada uma. Houve um momento festivo, encerrado com um jantar comemorativo às mulheres.



As homenageadas da noite foram as empresárias Jamile Hamud Hamud e Isabela Gutierres.



Xênia Arnt, diretora do Porto Guará, participou do evento e parabenizou a organização por ter pensado em algo que fomentasse a reunião de mulheres que se destacam em suas áreas na cidade de Paranaguá. “Eu acho que é uma iniciativa muito valiosa, tanto do Conselho da Mulher Executiva quanto do Sebrae, para fortalecer o que a gente acredita, afinal de contas nós temos aqui muitas mulheres talentosas e que elas precisam mostrar o que fazem e fortalecer a nossa visão de mundo. Somos importantes, temos um jeito diferente de tratar as coisas, as pessoas e os negócios”.



A vereadora de Paranaguá, Vandecy Dutra, prestigiou o evento dedicado às comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher. “É um mês que foi intenso, Paranaguá nunca tinha visto tantas atividades para mulheres e terminar o mês com esse evento que reúne mulheres líderes, empreendedoras, falando sobre esse empreendedorismo com as mulheres é fantástico. A gente vê que estamos no caminho certo, que essas mulheres estão empoderando outras mulheres. Eu fico muito feliz e emocionada em eventos como este, pois é com a união e o fortalecimento que a mulher ganha espaço na sociedade”, pontuou.



“É admirável a capacidade que cada mulher reúne, exercendo muitas vezes tripla jornada de trabalho. Arcando com a educação dos filhos, atividades do lar e das suas empresas ao mesmo tempo. Que a luta pela igualdade continue em todos os tipos de gestão de negócios, cargos, representações e papel social. O mundo sabe tudo do que somos capazes de realizar juntas”, finalizou a presidente do Conselho da Mulher Executiva da Aciap, Jacqueline Guimbala, agradecendo a presença de todas as mulheres neste primeiro evento dedicado a elas.




Outras Notícias


Voltar ao topo Voltar ao topo
(41) 3038-8500



Rua Rodrigues Alves, 621
Paranaguá - Paraná
Cep : 83.203-170