Sexta-feira, 06 de Outubro de 2023

1.ª Corrida Aciap Night Run marcou as comemorações do centenário da Aciap em Paranaguá

No sábado, 30, aconteceu a 1.ª edição da Corrida Aciap Night Run, em Paranaguá. O evento, que marcou as comemorações dos 100 anos da entidade, teve a largada às 20h na frente da sede da Aciap – Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá, localizada na Rua Rodrigues Alves, 621.Os participantes percorreram um percurso que contou com 5 km e 10 km.

“A 1.ª edição da Corrida Aciap Night Run contou com mais de 300 atletas inscritos divididos nas distâncias de 5km e 10km. O percurso passou por alguns pontos históricos da cidade como a Catedral Diocesana, Centro Histórico e a Estação Ferroviária de Paranaguá”, informou Willian Ribas, da Kenya Eventos Esportivos, empresa organizadora.

O presidente da Aciap, Eloir Martins, parabenizou todos os participantes e disse que foi um evento que reuniu atletas profissionais e amadores. “Foi ótimo ver a empolgação e o profissionalismo. Uma reunião em prol da saúde, envolvendo corredores profissionais, mulheres, idosos, enfim, tudo isso numa noite chuvosa não tirando o brilho do evento. A Aciap nos seus 100 anos em mais uma ação vitoriosa. Parabenizo e agradeço a todos os diretores envolvidos, funcionários, autoridades que tornaram possível a realização da 1.ª Aciap Night Run com segurança. Que venha o próximo!”, destacou o presidente.

Os atletas podem participar do evento inscrevendo-se em uma única categoria, sendo 10 km com premiação do 1.º ao 5.º colocado geral masculino e feminino. A organização do evento informou que houve divisão de categorias por faixas etárias.

O Ouvidor Geral da Aciap, Rhenne Hamud, contou como surgiu a ideia em realizar esse evento esportivo na cidade em homenagem ao centenária da associação. “Realizamos a 1.ª ACIAP Night Run, em homenagem ao centenário da associação comercial. A ideia da corrida surgiu por se tratar de um mercado em ampla expansão, que conta com muitos adeptos e é capaz de movimentar vários ciclos produtivos na economia local, como o turismo, a gastronomia, a rede hoteleira, o comércio e o ramo da saúde. Nessa primeira edição, contamos com o apoio incondicional de empresas parceiras e patrocinadores, além da expertise de uma empresa produtora desta espécie de eventos, que juntas puderam demonstrar a força desta espécie de atividade na cidade”, disse.

“O balanço é muito positivo, pois, apesar da chuva, tivemos a presença de muita gente de fora de Paranaguá, além de vários atletas, entre profissionais e amadores, correndo pelas ruas comerciais e pontos históricos da nossa cidade. A Associação Comercial comemora seu centenário e demonstra que pode se adaptar as novas tendências de mercado, fazendo do associativismo uma mola propulsora do desenvolvimento deste segmento de mercado”, completou Rhenne Hamud.

O Diretor Administrativo da Aciap, Marcos Eduardo Tavares de Andrade, foi um dos participantes da corrida e destacou a organização do evento. “Considero que o evento foi um sucesso, principalmente por ser a 1ª ACIAP Night Run, houve adesão de muitos corredores do litoral todo e de Curitiba, tendo 235 corredores completado a prova. Apesar da chuva, a empolgação e a alegria dos participantes era evidente, com o circuito desafiador pelas ruas históricas de Paranaguá”, relatou.

De acordo com Andrade, o evento superou as expectativas. “Considero que foi um evento que marcou de forma positiva a comemoração do centenário da ACIAP, com participação maciça de atletas e um verdadeiro presente para o calendário esportivo do município. Ao final muitos pediram que em 2024 (101 anos), a ACIAP faça outra prova e de preferência noturna, como foi a desse ano”, disse o diretor.

O presidente da Câmara Setorial de Agricultura e Meio Ambiente da Aciap, Eloir Martins Júnior, destacou que o evento selou os 100 anos da associação em Paranaguá. “Ao longo do ano nos dedicamos e nos envolvemos em muitos eventos ligados ao centenário de nossa instituição. A corrida deste último sábado veio para selar com maestria o marco de 100 anos da ACIAP que será completado no dia 04/10. Nada melhor que uma corrida para simbolizar a garra, superação, dedicação e vontade de vencer, atos que são aplicáveis não apenas aos atletas, como também a todos os nossos associados, empresários dos mais diversos setores que tanto nos orgulham. Que esta seja a primeira corrida de muitas outras que deveremos apoiar. Viva a ACIAP!”

MASCULINO

10 KM – Justin Mose Mogire (Quênia)

5 KM – Cristiano Ribeiro (Curitiba)

FEMININO

10 KM – Daiana Sachet (Paranaguá)

5 KM – Bruna Carvalho (Pontal do Paraná)

A prova contou com a realização da Aciap; a organização da Kenyasports e o patrocínio da Crevisc; Unimed Paranaguá; Hospital Paranaguá; Sisprime; Autoposto Transcap e AJR Locação.

FONTE: Folha do Litoral News