Quarta-feira, 09 de Agosto de 2017

Entrevista com Celio Reis, Presidente da Câmara Setorial de Turismo

Paranaguá: onde o Paraná começou
Visitar as cidades litorâneas é uma experiência para guarda para a vida toda

Berço da civilização do Paraná, segundo maior porto do Brasil e motor da economia paranaense. A maior baía do Estado e terceira do País por seu estuário lagunar - que é aquele espaço que recebe as águas dos rios que deságuam no mar - abriga extensas áreas de manguezais e remanescentes da Mata Atlântica, um verdadeiro pa­raíso cercado pela Serra do Mar. Os atrativos e as riquezas são tan­tos que fazem da cidade uma refe­rência nacional. Esta é Paranaguá, Grande Mar Redondo em tupi.

A primeira capela construída em solo paranaense é de Paranaguá. É também a primeira do Brasil a ser dedicada a Nossa Senhora do Rosário, em edificação de 1578 com mão de obra dos escravos libertos, devotos da santa, que é o marco-zero do povoado e da Vila de Paranaguá, que cresceu ao seu redor. Vale destacar ainda a bele­za do Santuário de Nossa Senhora do Rocio, onde está a imagem da padroeira do Paraná, local respon­sável por receber todos os anos milhares de devotos que vêm de todo País para participar da tercei­ra maior procissão do Brasil, no dia 15 de novembro.

Além de toda a força econômica do setor empresarial - indústrias, comércios e prestadoras de serviços -, Paranaguá é destaque no cenário turístico nacional, pois além dos atrativos naturais, so­bressai-se por seu tradicional Car­naval. a disputada Festa da Tainha, a Festa das Nações, o Encontro Internacional de Motociclistas e muitos outros eventos que atraem multidões para a cidade.

A Ilha

E no território parnanguara que está uma das ilhas mais visitadas do mundo: a preservadíssima Ilha do Mel, que possui as praias con­sideradas mais belas do Paraná, ocupando um perímetro de aproximadamente 35 quilômetros e área total de 2.760 hectares, com construções históricas - como a fortaleza e o farol das conchas, edificações do século XVIII. A Ilha do Mel foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1975 com o objetivo de pro­teger sua flora e fauna, além de garantir a preservação de seus aspectos naturais, históricos, arqui­tetónicos e arqueológicos.

De acordo com Célio Reis de Souza, diretor da Câmara Setorial de Turismo e Hotelaria, Gastro­nomia e Similares da Associação Comercial. Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap). o grande potencial turístico de Paranaguá tem muito a oferecer ao Brasil. "Além de todas as belezas naturais, te­mos a beleza impressionante do

Porto, o setor histórico, o litoral, eventos e tantas outras possibilidades de entretenimento que realmente são responsáveis por colo­car nossa cidade no centro das atenções. Sem falar no povo par­nanguara. que está sempre de bra­ços abertos para receber visitantes com todo carinho. Conhecer Pa­ranaguá é mais que uma simples viagem, é algo para guardar para a vida toda", resume.