ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E AGRÍCOLA DE PARANAGUÁ
Quinta-feira, 27 de Junho de 2019


Paraná Tur e Aciap se reúnem para impulsionar o turismo em Paranaguá


Reunião aconteceu na Associação Comercial e Agrícola de Paranaguá (Aciap) com representantes do município, Estado e da iniciativa privada


Secretário municipal de Cultura e Turismo, Harrison Camargo; o presidente da Aciap, Eloir Martins; e o presidente da Paraná Tur, João Jacob Mehl; enfatizaram o potencial de Paranaguá para o setor


O presidente da Paraná Tur, João Jacob Mehl, esteve em Paranaguá, na noite de terça-feira, 18, para uma reunião com membros da Associação Comercial e Agrícola de Paranaguá (Aciap) e da Secretaria Municipal de Turismo. O objetivo é integrar a iniciativa privada com ações governamentais para o crescimento do setor na região.

A Paraná Tur é uma autarquia do Estado que propõe a implantação de programas de incentivo, desenvolvimento, fomento e promoção do turismo. “O Governo do Paraná está envolvido com o turismo por entender que é uma fonte de renda. O governador Ratinho Júnior é o grande mentor disso, tem nos entusiasmado, assim como o secretário Márcio Nunes, ambos estão fazendo com que a Paraná Tur trabalhe em prol do turismo”, evidenciou Jacob Mehl.

Segundo ele, há a intenção de melhorar a infraestrutura para facilitar o acesso a áreas turísticas no litoral, fazer a engorda das praias e implantar um projeto náutico para recepcionar navios. “Existe uma série de projetos a serem desenvolvidos no litoral e somente os empresários podem nos ajudar. Não existe turismo sem a participação da iniciativa privada. Viemos a Paranaguá para motivar, incentivar, mostrar nossas pretensões de fazer com que Paranaguá e o litoral, de forma geral, sejam beneficiados”, afirmou Jacob Mehl.

A curto prazo, a proposta da Paraná Tur é viabilizar uma atração para o aniversário de Paranaguá, comemorado no dia 29 de julho. “Queremos trazer a orquestra filarmônica de Antonina para tocar no Rio Itiberê, uma barca iluminada vai ficar com os músicos à noite para desfilar pelo rio, desde a Capitania dos Portos até a passarela da Ilha dos Valadares. Será um show e se pudéssemos continuar com isso ao menos um sábado por mês, com certeza Paranaguá trará turistas do mundo todo, porque é uma atração internacional”, adiantou Jacob Mehl.

APOIO LOCAL

O presidente da Aciap e membro do Conselho de Administração da FACIAP, Eloir Martins, afirmou que a Associação está disposta a contribuir com o aumento da movimentação turística em Paranaguá. “Foi um encontro muito bom e tivemos como observar que as pessoas envolvidas com o turismo em todos os níveis governamentais estão plenamente capacitadas para exercer essa tarefa tão importante. Devemos aproveitar essa nova configuração governamental para colocarmos em prática e fazermos do nosso litoral um grande indutor turístico. Os convidados e todos os que se manifestaram estão de parabéns. A Aciap estará sempre disponível para debater as boas ideias em prol do nosso desenvolvimento. Parabéns a todos”, ressaltou Martins.

O diretor da Câmara Setorial de Turismo, Hotéis e Restaurantes da Aciap, Célio Reis de Souza, destacou que a iniciativa privada tem que andar junto com a pública para alcançar bons resultados no turismo. “Queremos que o turismo em Paranaguá seja impulsionado junto com as perspectivas do Estado. Nós, da Associação Comercial, esperamos que a cidade se desenvolva. Em breve, teremos novos projetos através da liberação do Governo do Estado. Somos produtivos, queremos gerar renda e emprego para a população e, para isso, precisamos também qualificar as pessoas que moram na cidade. Pois temos toda a infraestrutura, só temos que nos adequar, nos organizar e manter a cidade limpa para que o empresário sinta que pode investir aqui”, analisou Souza.

O secretário municipal de Cultural e Turismo, Harrison Camargo, disse que as autoridades estão preocupadas com o desenvolvimento do litoral. “Essa união é muito importante para a cidade. Vivemos um momento ímpar quanto à visão para o turismo. O governo municipal está preocupado com o turismo e o governo do Estado tem um olhar para o litoral, para a infraestrutura das ilhas, uma questão muito importante para trazer o turista e para que ele volte e fique com uma imagem positiva. A secretaria enxerga essa união da melhor maneira possível”, afirmou Camargo.

O empresário Relly Algodoal lembrou que Paranaguá tem potencial por meio da integração dos setores, como observado na reunião. “Se conseguirmos essa conjunção de esforços vamos fazer o turismo deslanchar, coisa que nunca aconteceu no litoral. Estamos aqui em um período de apatia, o turismo e o comércio se superando em outras regiões do Brasil. Precisamos acordar para desenvolver essas potencialidades”, concluiu Relly.

Fonte: Folha da Litoral News



Outras Notícias


Voltar ao topo Voltar ao topo
(41) 3038-8500



Rua Rodrigues Alves, 621
Paranaguá - Paraná
Cep : 83.203-170