ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E AGRÍCOLA DE PARANAGUÁ
Novembro Azul



Conhecido mundialmente como o mês da conscientização à prevenção do câncer de próstata, o Novembro Azul é uma data importante para ser trabalhada nas empresas e incentivar os colaboradores do sexo masculino a voltarem sua atenção para a prevenção e tratamento dessa doença que já atingiu, só no ano passado, 61 mil novos casos.

 

Muito além de conscientizar, a campanha tem como missão acabar com o preconceito envolvendo os procedimentos do exame.

A falta de informação é uma das grandes barreiras que intimida muitos homens à prevenção e, consequentemente, ao diagnóstico precoce da doença.

No início, o câncer de próstata não apresenta nenhum sintoma e por isso, quando diagnosticado, em 95% dos casos a doença já está em estágio muito avançado.

 

Alguns sintomas como: dificuldade, dor ou ardor e vontade freqüente em urinar, sensação de que a bexiga está sempre cheia, cor escura da urina e dor ao ejacular, são manifestações de uma fase avançada da doença.

 

objetivo com o Novembro Azul é poder alertar os homens (principalmente os com mais de 50 anos) que o exame de toque retal ou PSA são importantíssimos na luta contra o câncer.

E apesar de todo o preconceito em torno, o exame é indolor, rápido e é a forma mais eficaz de preservar a saúde dos homens nestes casos.

Conscientização

Talvez a conscientização seja o maior objetivo promovido pelo Novembro Azul dentro da empresa. Com a campanha, você estimula o conhecimento da causa, educa os colaboradores sobre exames e tratamento, e também reforça a adesão para uma causa mundialmente conhecida.

Demonstra preocupação com os funcionários

Demonstrar preocupação com o colaborador é uma forma de valorização ao trabalho prestado à empresa, e  oferecer condições para saúde e bem-estar física e mental do funcionário é uma maneira de reconhecer sua importância e estimular que ele tenha apreço pelo local onde trabalha.

Promove um ambiente de bem-estar

Todas campanhas sociais impactam diretamente no clima da empresa. Pessoas que trabalham satisfeitas e felizes com o ambiente onde passam a maior parte do dia, tendem a ter melhor desempenho e serem mais engajadas com as ações corporativas.

 

 

 

Sugestões de Ações para Novembro Azul

1. Cartilha do Conhecimento

Distribua aos colaboradores uma cartilha com informações básicas sobre o câncer de próstata e da campanha Novembro Azul. Junto com a cartilha, você pode entregar um laço azul, símbolo da campanha, para todos usarem nas camisetas, bolsas e afins.

2. Palestra com Profissional

Convide um profissional da área da saúde para falar sobre o câncer de próstata aos colaboradores. Você pode optar também em abordar o tema de um modo mais descontraído, escolhendo um profissional da comédia para realizar um stand-up com a temática Novembro Azul na empresa.  

3. Coffee Break

Promover um café da manhã ou lanche da tarde para reforçar a importância do Novembro Azul na empresa também pode ser uma forma criativa de trabalhar com essa campanha de endomarketing.

4. Decoração Especial

Tenha ideias criativas para o Novembro Azul e decore o ambiente de trabalho com elementos que remetam a cor tema do mês. Decore com balões, fitas, cartazes ou mudar o wallpaper dos computadores para uma arte sobre prevenção do câncer de próstata.

5. Eventos Esportivos

Estimule o esporte entre os colaboradores através de atividades físicas em prol do Novembro Azul promovidas pela empresa. Pode ser um passeio de ciclismo, corrida, torneios de futebol ou até mesmo caminhada com os pets.

6. Dia Azul

O Novembro Azul pode ser trabalhado também com ações que envolvam a vestimenta. Distribua uma versão comemorativa do uniforme em prevenção ao câncer de próstata ou então proponha que, em determinado dia ou semana, os colaboradores que não usam uniformes venham trabalhar com alguma peça de roupa azul.

Aproveite a oportunidade para registrar o momento e divulgue nos canais de comunicação interna fotos dos colaboradores engajados com a causa.

7. Conscientização Solidária

Ttrabalhar com a conscientização do câncer de próstata juntamente com uma ação social.

Funciona da seguinte maneira: proponha que os colaboradores doem produtos de higiene masculinos, ou então peças de roupa e alimentos (dependendo da necessidade da instituição que a empresa for ajudar) e em troca da doação o colaborador ganha um pin/broche comemorativo ao Novembro Azul.

8. Informativo

Use o espaço para divulgar nas telas quais são os laboratórios e clínicas que realizam o exame de toque retal e PSA. Se sua empresa tiver plano de saúde, reforce a informação e incentive os homens a buscarem realizar o exame e cuidarem da saúde.

 

Espero que tenha gostado das ideias e que a sua campanha seja um sucesso, alcançando muitas pessoas e promovendo a conscientização desse movimento tão importante.            Fonte: https://endomarketing.tv



(41) 3038-8500



Rua Rodrigues Alves, 621
Paranaguá - Paraná
Cep : 83.203-170